Diversas secretarias da gestão sombriense estão divulgando o balanço das ações de 2023 e, entre elas, a Secretaria de Assistência Social.
Os dados revelam números de atendimentos, cadastramentos em serviços, além de ações em parceria com instituições.
Na área da proteção social básica, até novembro de 2023, o Centro de Referência de Assistência Social realizou – CRAS realizou 2.559 atendimentos.
As oficinas do PAIF, para gestantes e mães de bebês e crianças de até seis anos, atenderam 46 famílias, enquanto o Serviço de Convivência atende 78 crianças/adolescentes e nove idosos ao mês.
Foram concedidos 790 benefícios eventuais, como auxílios natalidade e funeral, aluguel social e cesta básica.
Até o mês de setembro, foram 3.284 famílias cadastradas no Cadúnico e no Bolsa Família, 1.111 recebendo em média R$ 684,94. A Secretaria lembra que estes valores ajudar a girar a economia do município.
Quanto ao Benefício de Prestação Continuada – BPC, até outubro, Sombrio somou 765 beneficiários totalizando um valor de R$ 1.009.284,13 circulando no comércio local e nos serviços.
A Assistência Social sombriense também realizou ações em parcerias, como com o IFSC no desenvolvimento do curso de costura, que formou 30 pessoas; com o Instituto Federal Catarinense – IFC, desenvolveu o curso de gastronomia que formou 35 pessoas; com o CIEE, que formou 30 jovens no Programa de Iniciação ao Trabalho e, com o SENAR, que formou outras 40 no curso de culinária.