Secretaria de Agricultura divulga último balanço das ações de 2023

Os balanços divulgados pela Secretaria de Agricultura de Sombrio revelam dados sobre resultados de ações e trabalhos realizados durante o ano de 2023, como na realização de inseminações artificiais com sêmem doado pela Prefeitura, inspeções, uso de implementos agrícolas e outros.
.De acordo com o último levantamento, em 2023, a gestão forneceu sêmem para 167 inseminações para os pequenos produtores sombrienses.
As inseminações são realizadas através de sêmem fornecidos gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Sombrio aos pequenos produtores rurais.
A ação tem muitas vantagens, como a economia no processo de reprodução, a melhoria da qualidade genética dos animais, a manutenção da saúde do rebanho, evitando doenças que possam ser transmitidas de um animal a outro no momento da reprodução, além de agregar valor ao rebanho, otimizando a produção do leite e da carne.
O produtor precisa pagar apenas pelo serviço da inseminação, gerando uma economia de cerca de 50% no processo. A gestação de uma vaca dura em torno de nove meses e a Secretaria de Agricultura tem mais de 15 raças disponíveis, entre gado de corte e leiteiro.
As raças de gado de corte disponíveis são a Brangus Preto, Brangus Red, Red Angus, Senepol, Braford, Angus Preto, Hereford, Bramah, Nelore e Charolês. Para o gado leiteiro, as raças são Jersey, Holandês, Gir leiteiro e Girolando.
Já no Serviço de Inspeção Municipal, um dos órgãos responsáveis por garantir a segurança alimentar, inspecionando e fiscalizando a produção de produtos de origem animal nas agroindústrias, foram realizadas 16 inspeções.
O principal objetivo é assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos em nosso município e que chegam até a mesa do sombriense, seja em escolas, Centros de Educação Infantil, residências ou estabelecimentos comerciais.
Os produtores interessados na inseminação artificial ou com dúvidas quanto à inspeção, devem se dirigir até a Secretaria de Agricultura de Sombrio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13 horas. Mais informações pelo telefone (48) 9841-5001