Professores, monitores e gestão escolar das duas escolas municipais de Sombrio que oferecem ensino em tempo integral, a Nilza Matos Pereira e a Alcides de Souza Pereira estiveram reunidos na última sexta-feira, 21, para mais uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Educação.
O tema da capacitação foi a escolarização aberta e, de acordo com Vanderleia Réus, diretora do Departamento Pedagógico da Educação sombriense, a ação tem “Base na escolarização aberta e na pesquisa e inovação responsável. Com estas bases estamos construindo as escolas de tempo integral, que contemplam todas estas ideias da escolarização aberta, com o oferecimento de oficinas inovadoras.
Escolas em tempo integral
Sombrio conta com duas escolas em tempo integral, a Professora Nilza Matos Pereira – Caic, do bairro São Francisco e na Alcides de Souza Pereira, do bairro Raizeira. Nas duas unidades, os alunos passam o dia na escola, com educação regular em um turno e no outro, uma série de oficinas à disposição, com todas as refeições garantidas.
Dentre as oficinas oferecidas no contraturno estão teatro, dança, música, capoeira, empreendedorismo, investigação científica e inglês.
As escolas em tempo integral são regulamentadas no município pela resolução Nº 19, de 11 de Outubro de 2023 e sem ensino é todo planejado levando em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio – ODS, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com oficinas de qualidade, dinâmicas e criativas, capazes de proporcionar uma aprendizagem lúdica e agradável aos alunos sombrienses.