Sombrio está em contagem regressiva para a 51ª edição dos Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá – Jerva e para os 13º Jogos Escolares Paradesportivos da Região do Vale do Araranguá – Parajerva, que serão realizados em São João do Sul, entre os dias 6 e 15 de outubro.
O segundo maior evento esportivo escolar de Santa Catarina, além de promover o espírito competitivo saudável e a excelência esportiva, fortalece laços, celebra a juventude, a união e a inclusão. A preparação dos atletas e paratletas começa bem antes da abertura do evento.
O Parajerva está movimentando a rotina dos paratletas sombrienses. A delegação de 20 paratletas que representará o município está treinando a todo vapor para as modalidades de atletismo, futsal, handebol, bocha Rafa Vollo, tênis de mesa, dominó e bocha paralímpica.
Segundo o professor de Educação Física da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Sombrio, Dioni Bitencourt, “A expectativa está alta para a conquista de medalhas e alcançar o índice para a Olimpíada Estadual das APAES”
Já para o Jerva, as modalidades em disputa da edição deste ano são o futebol sub15, na categoria masculina, o futebol suíço sub 15, na categoria feminina, e futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, xadrez, tênis de mesa, badminton e vôlei de praia, nas categorias masculino e feminino.
Na última edição do Jerva, Sombrio acumulou mais medalhas no quadro geral, ficando bem à frente de outros municípios, sendo medalhista em praticamente todas as modalidades. Foram 16 medalhas, sendo cinco de ouro, oito de prata e três de bronze.
De acordo com o Gerente do Departamento Municipal de Esportes – DME de Sombrio, a expectativa para o Jerva é enorme e a preparação está bastante intensa: “Sombrio sempre participou do Jerva e estamos preparados para participar de todas as modalidades, coletivas e individuais, além do ParaJerva, em parceria com a Apae. Estamos desde o início do ano preparando nossos atletas e não vemos a hora de estarmos participando de mais um Jerva.”
O cinquentão Jerva, conta com duas novidades nesta edição. A primeira é o skate, com a modalidade em caráter de apresentação e a segunda, é o retorno do título de Campeão Geral do Jerva.