Artesãs sombrienses visitam o maior Festival de Quilt e Patchwork do país

Na última semana, artesãs sombrienses percorreram quase 250 quilômetros de estrada até chegar a Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, onde participaram do Festival Internacional de Quilt e Patchwork da QuiltBrasil, o maior do país na categoria. Dentre as 23 participantes, estavam 18 artesãs da Casa de Cultura de Sombrio.
O Festival, que completa 25 anos, foi pensado para proporcionar uma experiência completa, de integração, compartilhamento de ideias e conhecimento técnico e tecnológico.
Lá, estavam artesãos, distribuidores, fabricantes, apreciadores e turistas, todos conferindo de perto as principais novidades do setor. Nossas artesãs observaram, aprenderam, trocaram experiências e, claro, fizeram umas comprinhas para mostrar ao sombriense o que nosso artesanato pode fazer.
De acordo com Tânia Ghizoni Koch, professora de artesanato da Casa da Cultura de Sombrio, o que ela e as outras 22 mulheres artesãs que foram à feira puderam ver, são obras de artes feitas manualmente, usando diversas técnicas de costura, como quilt e patchwork.
Segundo Tânia “Nosso objetivo, além de observar maravilhosos trabalhos, era também a compra de matérias para a utilização em nosso artesanato. Para nós artesãos é uma grande oportunidade de entrar em contato com esse vasto universo da costura criativa.”