Sombrio se transforma na cidade dos eventos e movimenta economia

O último fim de semana, em Sombrio, foi de muita movimentação e muitos eventos realizados no esporte, na cultura e no comércio, movimentando a cidade como há muito tempo não se via, graças a uma estrutura física capaz de receber visitantes e ações que trazem público de diversas cidades e estados, além dos próprios munícipes.

E tudo começou na sexta-feira, quando atletas e árbitras da Taça Brasil de Aéreo e Pole Sport, realizada no ginásio Rogério Valerim começaram a chegar na cidade. Integrantes de equipes dos estados de Pernambuco, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e de diversas cidades de Santa Catarina, árbitras do México e da Costa Rica, tomaram conta dos hotéis e pousadas em Sombrio e no entorno e lotaram restaurantes, hamburguerias, pizzarias e demais ambientes.

“Tivemos ocupação total do hotel no sábado e excelente movimento na sexta, algo que só tivemos antes na virada do ano, 30 e 31 de Dezembro, muito por causa do evento de Pole Sport. Eventos assim ajudam a gente e todos, como a farmácia aqui lado, restaurantes, enfim”, comentou Márcio Gonçalves Pereira, proprietário do Hotel Maria Rita, no Centro da cidade.

Sábado em três frentes diferentes

No sábado, desde às 8h30, com o comércio aberto para um Sábado Mais, programação da Câmara de Dirigentes lojistas que mantém o comércio aberto o dia inteiro no segundo sábado do mês, o corpo de Bombeiros começou movimentando a Rua Coberta, no Calçadão da Avenida Nereu Ramos, para apresentar seus serviços e equipamentos. Também na Rua Coberta, o palco para a Mostra de dança que aconteceria a noite estava montado, equipes de outras cidades ensaiando e reconhecendo o ambiente e o público assistindo e aplaudindo.

“Nunca vi disso, lotado para assistir ensaio. Estava um espetáculo já pela manhã”, comentou a prefeita Gislaine Cunha. Gislaine, aliás, dali já voltou para o evento de Aéreo e Pole Sport, que se encerrou por volta das 21h. A prefeita ainda se impressionou quando com as netas foi almoçar num restaurante de Sombrio e por pouco conseguiu uma das últimas vagas.

“Foi um fim de semana muito bom, sábado deu bastante movimento no restaurante”, revelou Bruno da Silva Pereira, do restaurante Panela de Barro. “Tivemos muito movimento novo, de gente de fora, para nós principalmente na sexta-feira”, reforçou Tainá Machado, da Panificadora Machado. “Eu bati o recorde de almoços em um sábado. Temos um sistema que quando quebra o recorde a sineta toca e tocamos neste fim de semana. Foi 100% positivo”, comentou Pedro Júlio Formolo, dono do restaurante Papagiulio.

Depois da Taça Brasil de Aéreo e Pole Sport, Gislaine ainda voltou para a Rua Coberta, de onde das 18h às 22h aconteceu a Mostra de Dança. Foram 40 coreografias apresentadas, a maioria de Sombrio, mas com participação de grupos e dançarinos de Criciúma, Araranguá, Ermo e Curitiba.

“Nossa equipe de 23 colaboradores se dedicou para fazer um evento organizado, para que as 40 coreografias fossem colocadas numa sequência que não cansasse o público e tivemos ocupação total das cadeiras colocadas o tempo inteiro, durante as quatro horas de apresentações”, reforçou a Gerente municipal de Cultura, Rosângela Garcia Margute.

“Sombrio tem conseguido desenvolver seu turismo, indústria e comércio neste momento porque se preparou bem com sua estrutura nas últimas administrações, com a mudança da cara do centro da cidade, com a criação de espaços de eventos como os que temos e assim a cidade inteira ganha, gera emprego, renda e eleva autoestima de nossa população”, disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Francislei Martins.

Domingo de estádio cheio nas finais

Já no domingo era o estádio Antônio Sant’Helena, no bairro Parque das Avenidas, que não tinha espaço para mais ninguém. Com uma arquibancada móvel instalada para oferecer mais lugares aos torcedores, reforçando a já conhecida arquibancada coberta, somando-se a mini arquibancada do centro multiuso Deldi Garcia, os bancos ao redor do alambrado do estádio e até o parapeito de grade da pista de skate, era possível observar uma quantidade de pessoas jamais vista para a final do Campeonato municipal de Futebol Amador.

As finais começaram às 8h30 com a terceira divisão, às 11h começou a da segunda, às 13h30 teve decisão da categoria Sub13 (sub 11 e sub15 foi no sábado) e às 15h o maior público para ver a Raizeira levantar seu tricampeonato diante do Guarani.

“A sorte que tem a possibilidade de transmissão, eu fui ao estádio, cheguei na hora do jogo, não consegui chegar ao alambrado de tanta gente e fui para casa ver na TV”, comentou o torcedor Everton dos Santos.

“Foi corrido, cansativo, mas no final saímos muito contentes com o retorno de público, com a alegria dos pais vendo as crianças jogando, com os times e as torcidas fazendo uma final digna do maior campeonato municipal realizado em Santa Catarina. Gratidão é a palavra, pelo apoio da prefeita Gislaine, que idealizou a arquibancada extra na sexta-feira, e o apoio de meus companheiros de Prefeitura e de Departamento de Esportes. Foi o maior espetáculo de futebol que já vi em Sombrio”, salientou Matheus Rocha, Gerente Municipal de Esportes.