Indústria

Confecções

Sombrio destaca-se no setor de confecções, onde diversas empresas produzem artigos de vestuário que são vendidos para diversos estados do Brasil, e grandes redes de lojas.

Algumas empresas adotaram o sistema de terceirização de algumas etapas da produção, o que proporcionou o surgimento de várias empresas de cunho familiar. Isso promoveu mais oportunidades de emprego e renda para famílias inteiras.

A formação de mão de obra especializada tem o apoio da Prefeitura, por meio da Sec. Ind. Comércio, que promove desde 2002 o Curso de Formação em Costura Industrial.

Calçados

O setor calçadista de Sombrio também é destaque. Com diversas empresas do ramo, a cidade conta com uma tradição de muitos anos na fabricação de calçados, sendo que a produção se destina basicamente ao mercado interno. Conta com algumas empresas de destaque nacional.

Cerâmica

O setor cerâmico de Sombrio é composto por empresas que fabricam principalmente tijolos e telhas esmaltadas. Possui empresas que conseguiram se firmar no cenário nacional, desenvolver e aprimorar seu produto.

Móveis

O setor moveleiro também possui empresas que se destacam por sua inovação. A cada ano, são lançados produtos, sempre acompanhando as tendências de estilo. Os produtos são vendidos com mais freqüência nos estados do Sul, chegando também a São Paulo e Rio de Janeiro.

Alimentos

A indústria alimentícia está representadas por empresas do setor de bebidas, sorvetes, laticínios e fécula de mandioca.

Agropecuária

O setor agrícola é responsável por grande parte da economia do município. Destacam-se as culturas de arroz, fumo e banana. Na pecuária, destaque para criação extensiva de gado leiteiro e de corte, para a avicultura de corte (em sistema integrado com empresas do setor),e suinocultura.

Comércio

Sombrio é sinônimo de Turismo de Compras , onde dois centros atacadistas foram criados às margens da BR 101, sendo ponto de referência para lojistas da Região, e de Cidades do interior do RS, que se deslocam para a idade a fim de abastecer suas lojas de varejo com as confecções produzidas na cidade. Com estes dois empreendimentos, a geração de empregos foi fomentada, direta e indiretamente, uma vez que o setor produtivo de confecções se desenvolveu fantasticamente.

No comércio em geral, a cidade conta com grande variedade de opção, sendo referência para pessoas de outras cidades da região, que recorrem a Sombrio para comprar em sua diversificada praça.