A Escola Municipal Professora Nair Alves Bratti deu início à 9ª edição dos Jogos Escolares Professor Giulio Ricardo Vignali. O evento, que já se consolidou no calendário escolar, é uma homenagem ao educador que dedicou 30 anos de trabalho à instituição, sempre incentivando a prática esportiva como ferramenta pedagógica.
Mais do que promover a competição saudável, os Jogos têm como objetivo integrar os alunos, valorizar o trabalho em equipe e estimular hábitos saudáveis. Os Jogos têm uma proposta inclusiva: todos os estudantes participam, seja em modalidades esportivas tradicionais, como vôlei e atletismo, ou em atividades não esportivas, como dama e até o jogo de cartas UNO. A ideia é garantir espaço para todos os perfis de alunos, reforçando o caráter educativo e democrático do projeto.
A abertura contou com acendimento da Tocha Olímpica e aluna homenageada, tudo como manda o figurino! “Os jogos vão além da disputa. Eles são um momento de integração, respeito e crescimento coletivo. Ao incluir modalidades diversas, possibilitamos maior inclusão dos alunos no projeto”, destaca a professora Karla Colares, organizadora do evento.
As competições ocorrem em duas etapas: a primeira em agosto e a segunda em outubro, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano, além das turmas de aceleração. Nesta etapa, as competições são de vôlei, basquete, handebol, atletismo e queimada, sempre com times mistos, com meninos e meninas jogando juntos.
A avaliação final dos Jogos levará em conta não apenas os resultados em quadra, mas principalmente o envolvimento, o comprometimento e o respeito demonstrados pelos estudantes durante a competição.
Segundo o gerente do Departamento Municipal de Esportes, Fábio Rocha, “Os IX Jogos Escolares Professor Giulio Ricardo Vignali reafirmam seu propósito de unir esporte, inclusão e cidadania, fortalecendo os laços da comunidade escolar e homenageando o legado de um professor que acreditava no poder transformador da educação e do esporte.”