Prefeitura e Polícia Militar discutem reforço na segurança de Sombrio

A Prefeitura de Sombrio e a Polícia Militar se reuniram na tarde desta quarta-feira, 6, para debater novas estratégias de segurança para o município. Entre os temas em pauta, esteve a ampliação do número de câmeras de monitoramento do Sistema Bem-Te-Vi, do Governo do Estado de Santa Catarina, do qual Sombrio é o único município da Amesc a fazer parte.

Além do Bem-Te-Vi, o município também conta com sistema de cercamento eletrônico em pontos estratégicos de entrada e saída da cidade, e com câmeras de reconhecimento facial, que atuam não apenas na prevenção de crimes, mas também no reconhecimento de pessoas desaparecidas.

Durante o encontro, a Polícia Militar solicitou a instalação de um novo poste para ampliar o sistema de monitoramento. A câmera será posicionada no bairro Januária, nas proximidades da Escola Alda Santos de Vargas e da Unidade Básica de Saúde do bairro.

Segundo o major Marcelo Faber, comandante da 2ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, o uso da tecnologia tem sido fundamental para o trabalho das forças de segurança. “As câmeras dão resultado. Elas inibem furtos e outros delitos pelo simples fato de estarem visíveis. E, quando o crime acontece, as imagens são provas valiosas, tanto para a investigação da Polícia Civil quanto para o trabalho do Judiciário”, afirmou.

A reunião ocorreu em um momento importante,onde prédios públicos do município foram invadidos e equipamentos eletrônicos, furtados. De acordo com o major Faber, as investigações estão em andamento e a atuação policial será intensificada.

Além da instalação no bairro Januária, novas câmeras estão previstas para os bairros Centro e São José, ampliando a rede de vigilância que já cobre pontos dos bairros São Luiz, Boa Esperança e outros.

O prefeito interino de Sombrio, Rafael dos Santos, destacou a importância do trabalho conjunto: “Sombrio tem investido em segurança, mas é a parceria com a Polícia Militar que garante o bom funcionamento de todo esse sistema. Quando prefeitura e PM atuam lado a lado, quem ganha é o cidadão, que se sente mais protegido no seu dia a dia.”