Sombrio empossou no final da tarde de ontem, dia 10, seus novos Conselheiros Tutelares. Maria Aparecida Goulart Pereira, Denise dos Santos Bitencourt, Tatiana Krebs Becker, Eda Luiza Martins dos Santos e Juliana Pacheco Cardoso irão atuar pelos próximos quatro anos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes de Sombrio.
O Auditório da Prefeitura Municipal estava lotado de pessoas da comunidade, além de gestores municipais, vereadores, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, deputado estadual Tiago Zilli, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Promotor de Justiça Guilherme Back Locks.
Os cinco novos conselheiros foram eleitos pelos sombrienses após um longo processo, desde a inscrição, capacitação e prova. O Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, sendo uma instituição essencial para a sociedade.
Suas responsabilidades incluem receber e investigar denúncias de violações dos direitos infantojuvenis, bem como atuar preventivamente, promovendo a conscientização sobre tais direitos.
O Promotor de Justiça, Guilherme Back, citou o Conselho Tutelar como um dos órgãos mais importantes da sociedade, já que crianças e adolescentes devem sempre ser a prioridade. “Vocês terão poder e dever de, ao ver um risco, atuar para as medidas protetivas. São grandes parceiros do Ministério Público. Parabéns a todos e a Promotoria está de portas abertas”
Já Tiago Zilli falou da importância do Conselho e citou que apesar da relevância da família para a sociedade, nenhuma criança pode sofrer maus tratos. “Este é um trabalho de toda sociedade junto aos Conselheiros Tutelares.
O presidente do CMDCA, Valdecir Vicente Johann, explanou sobre o papel dos novos eleitos.
A cantora Raquel Conceição fez uma homenagem aos novos Conselheiros Tutelares e a cerimônia contou com intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Na ocasião, também foram empossados Cleimar Vieira de Albuquerque, Márcia Geani da Rosa Marguti, Tatiane Carvalho Borelli, Anderson Raupp de Sena, Claurisnéia Trajano Pereira e Inês da Rocha como suplentes.