Agentes Comunitários de Saúde de Sombrio passam por capacitação

A Secretaria Municipal de Saúde de Sombrio realizou na manhã de ontem, 30, uma capacitação com Agentes Comunitários de Saúde – ACS de todas as unidades, na Escola Nair Alves Bratti.
A ação faz parte do calendário de atividades que a gestão está organizando, incluindo formação de lideranças e outras, com a participação de recepcionistas, enfermeiros e demais servidores da saúde.
Na capacitação de ontem, os quase 60 ACS presentes puderam se reciclar nos conhecimentos sobre o cadastro de usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, cadastro dos domicílios, registros de visitas residenciais, indicadores de saúde e se atualizarem sobre a Lei N.º 13595/18.
Esta Lei dispõe sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional e outras situações relacionadas aos ACS.
A enfermeira Daniela Ghisi foi convidada especialmente para falar sobre o sistema informatizado Celk, utilizado no município de Sombrio, que disponibiliza uma série de ferramentas que auxiliam a gestão da saúde através da descentralização da informação e melhor controle dos serviços.
Através do Celk, os dados sobre os indicadores de saúde serão melhor organizados, otimizando a comunicação com o Ministério da Saúde. Informações como o número de pessoas acompanhadas pelos serviços de saúde, os casos de diabetes e hipertensão, tratamentos de saúde diversos e outros, são essenciais para o recebimento de recursos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, esta capacitação faz parte de um trabalho muito importante. “Os Agentes Comunitários de Saúde são parte essencial dos serviços de saúde e a educação permanente é uma grande ferramenta para garantir o melhor atendimento à população sombriense.”