A Força Tarefa de Sombrio se reuniu na tarde deste sábado, 18, com a presença da Prefeita e Vice-prefeito, gestores municipais, membros da Defesa Civil, representantes do Governo do Estado, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, direção do Instituto Maria Schmidt, dentre outros.
Após o Decreto de Situação de Emergência, a equipe se reuniu para encaminhar as medidas a serem tomadas após as fortes chuvas, ventos e granizo que atingiram a região nesta madrugada. A tempestade deixou ruas alagadas, postes e árvores caídos, causando estragos em diversos prédios públicos como escolas e unidades de saúde, residências e, em especial, o Hospital Dom Joaquim, que passará por uma interdição.
Constatou-se também o alagamento de estradas após as chuvas que chegaram a 120mm em 12 horas, considerado um volume muito alto.
Hospital Dom Joaquim
O hospital foi fortemente atingido nesta madrugada em diversos setores e está com sua parte elétrica seriamente danificada. Alguns pacientes foram transferidos para o Hospital Regional de Araranguá.
A Força Tarefa está neste momento em busca de uma solução para que os pacientes que buscam o Dom Joaquim para consultas básicas não fiquem sem atendimento, já que os casos de emergências devem ser direcionados a outros hospitais da região.
Os pacientes do Dom Joaquim serão atendidos em uma unidade municipal adaptada especialmente para atender a esta demanda.
Lonas e telhas
Os sombrienses que tiveram problemas com o telhado de suas residências, podem recorrer à Prefeitura Municipal onde as lonas estão sendo distribuídas.
A partir de amanhã, domingo, se inicia o cadastramento para o recebimento de telhas, entre as 9 e 16 horas. É necessário levar comprovante de residência e documentos pessoais.
A distribuição das lonas segue amanhã durante todo o dia.
Escolas
Diversas escolas e Centros de Educação Infantil do município, além da Casa da Cultura, sofreram danos em decorrência da tempestade desta madrugada.
A Secretaria de Educação municipal está fazendo um levantamento dos danos.