Professores e monitores do Ensino Integral participam de formação em artes

Professores e monitores do contraturno do Ensino Integral das Escolas Municipais Nilza Matos Pereira e Alcides de Souza Pereira participaram na tarde de hoje, 17, de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Educação.
A Arte como Linguagem na Escola – Percursos Formatórios em Arte, foi ministrada pelas professoras da Rede Municipal, Silvia da Silva Cunha e Carine Oliveira Teixeira.
De acordo com Vanderleia Réus, diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Sombrio, a capacitação é muito importante e foi planejada para os professores e monitores do Ensino Integral. “A formação foi pensada especialmente para o Integral, que só é possível graças a vocês que estão em sala de aula com nossas crianças todos os dias.”
Na programação, estão temas como a arte no processo de formação humana, musicalização, múltiplas linguagens, musicalização e expressões corporais.
A capacitação de hoje faz parte de uma série de formações promovidas pela gestão. No início do ano, os professores realizaram uma formação para melhor compreender o ensino em tempo integral e fazer o planejamento de cada atividade do contraturno.
Todo o planejamento foi feito após debates, levando-se em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio – ODS, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Ainda de acordo com Vanderleia, as duas escolas sombrienses que disponibilizam o Ensino Integral estão de acordo com o preconizado pelo Ministério da Educação, com professores habilitados e monitores.

Ensino Integral

No Ensino Integral os alunos passam o dia na escola, estudando em um turno e fazendo oficinas no outro, com todas as refeições garantidas.
Dentre as oficinas oferecidas estão a capoeira, a investigação científica, o empreendedorismo, a musicalização e o teatro.
Um dos fatores salientados pela Secretaria de Educação é a prioridade em oferecer oficinas de qualidade, dinâmicas e criativas, capazes de proporcionar uma aprendizagem lúdica e agradável aos alunos sombrienses.