Câmara de Vereadores de Sombrio recebe palestra de conscientização contra a violência doméstica

O auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Sombrio recebeu na tarde de ontem, 17, a segunda palestra “Violência doméstica e familiar contra a mulher”, como parte das ações do Sombrio Por Elas – Agosto Lilás.
Durante a palestra, a plateia conheceu de maneira mais efetiva os cinco tipos de violência cometidos contra as mulheres – sexual, moral, física, patrimonial e psicológica e suas subjetividades, como denunciar a violência e os tipos de apoio que podem ser prestados.
Foram também apresentados dados sobre os índices de violência contra as catarinenses, como as 14.215 Medidas Preventivas expedidas e os 30 feminicípios registrados até o início de agosto, em 2023.
Instituído através de uma Lei Municipal, o Agosto Lilás é uma campanha permanente de educação e combate à violência contra a mulher em Sombrio, a ser realizada todo agosto de cada ano, fazendo parte do calendário oficial de eventos. A Secretaria de Assistência Social realiza ações de combate à violência durante todo o ano e tem o agosto como um mês com mais reforço na conscientização.
Outra ação permanente é o Grupo Despertar que, anteriormente, era destinado apenas às mulheres com Medidas Protetivas, encaminhadas pelo Poder Judiciário. Agora, ele foi aberto a todas que sintam a necessidade de se informarem ou falarem sobre violência doméstica e familiar.
Composto por oito encontros, o Despertar, além de dar importantes informações, oferece suporte emocional e jurídico às mulheres vítimas de violência, através de profissionais especializados que atuam acolhendo e empoderando as mulheres que enfrentam situações abusivas em suas vidas.
Além do atendimento em grupo, a mulher pode optar pelo atendimento socioassistencial individualizado com os profissionais, técnicos de referência do Paefi, que são as psicólogas, assistentes sociais e advogados.
O Grupo Despertar faz parte do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos – Paefi, parte de um serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
Os encontros são quinzenais, sempre às 19h e para participar, basta informar pelo WhatsApp 48 – 99143 8507.