Tratamento Fora do Domicílio transporta 3 mil sombrienses ao mês

A Secretaria Municipal de Saúde de Sombrio divulgou o relatório do primeiro semestre de 2023, e um dos dados que chamou a atenção, foi do Tratamento Fora do Domicílio – TFD, que, segundo o levantamento, transportou cerca de três mil pacientes, rodando 50 mil quilômetros todos os meses.
Segundo o Gerente de Transportes do município, o serviço é disponibilizado aos moradores e usuários do Sistema Único de Saúde- SUS, levando os pacientes para realizar consultas, cirurgias, terapias específicas, procedimentos e exames, tanto em cidades da região, quanto em grandes hospitais de referência.
Diariamente, os carros do município levam pacientes a Araranguá e Criciúma, nos turnos da manhã e tarde, e para outros municípios, como Joinville, Blumenau, Penha, Praia Grande, Meleiro, Turvo e Timbé do Sul. Sombrio é ainda o único município da Amesc a realizar diariamente o transporte de pacientes à Florianópolis.
O TFD garante que todo sombriense tenha a oportunidade de receber tratamento médico adequado, mesmo que ele não esteja disponível no município. Há ainda as situações em que o atendimento é disponibilizado, mas o paciente é encaminhado a outro município para evitar a espera na fila, agilizando a assistência.
A ambulância branca, adquirida em 2023, também atua no transporte de pacientes acamados, além de estar à disposição para o atendimento necessário em grandes eventos, em especial os esportivos.
O relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Sombrio apontou também o número de consultas realizadas, atividades da equipe de saúde no combate à dengue, medicamentos disponibilizados à população, além de investimentos em exames de imagens e laboratoriais, dentre outras informações, concluindo que, mensalmente, são realizados 30.627 atendimentos de saúde aos sombrienses.