Os alunos do segundo ano da Escola Macário Borba, do bairro Januária, de Sombrio, participaram de uma aula diferente, na Casa de Cultura.
Nas aulas da disciplina Trilha de Aprofundamento do Observatório da Saúde Pública, os alunos da Jovem, como é carinhosamente chamada a escola, estão estudando os planos e programas do SUS e um componente especial, as Terapias Integrativas.
Assim, a professora Aline Bitencourt levou os alunos para uma aula de yoga, oferecida pela Casa da Cultura de Sombrio e também em alguns locais no Sistema Único de Saúde em todo o país.
O objetivo da professora foi proporcionar aos estudantes a experiência dessa prática terapêutica e física e a compreensão dos benefícios que ela pode trazer à saúde.
Segundo Aline, a experiência foi muito rica: “A Professora Lúcia explicou toda parte física dos benefícios do yoga e os alunos também tiveram a oportunidade de praticar as técnicas. Foi uma experiência que eles adoraram.”
Para a professora de yoga Lucia Casaverde, a experiência também foi muito positiva. “Foi uma alegria saber que no currículo escolar tem uma matéria que trabalha as práticas interativas, que proporciona aos jovens o conhecimento além do currículo. Foi muito gratificante vê-los interessados em aprender e participar.”
Lucia conta que os estudantes da Jovem fizeram uma aula teórica, exercícios para trabalhar as tensões da coluna, aprenderam mais sobre a interação entre corpo e cérebro. “Eles experimentaram na prática o alongamento e viram de que forma se transforma a força de vontade em ação e aprenderam a importância do descanso para a organização do cérebro para o aprendizado”, completou Lucia.