A Escola Professora Nilza Matos Pereira, do bairro São Francisco, em Sombrio, está se preparando para iniciar o ensino em tempo integral, que será oferecido a todos os alunos do Infantil 5 ao terceiro ano.
Para iniciar esta nova fase, a Secretaria Municipal de Educação de Sombrio promoveu um dia de atividades, com planejamento de aulas e troca de conhecimentos com os profissionais que atuarão no ensino em tempo integral.
Este dia de formação para os professores teve como principais objetivos melhor compreender o ensino em tempo integral e fazer o planejamento de cada atividade do contraturno.
Na programação, muitas atividades foram realizadas, como explica Vanderleia Réus, diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria: “O dia se iniciou com a acolhida e depois, tivemos o momento de fazer a proposta para a interdisciplinariedade da educação em tempo integral e o planejamento de cada oficina.”
Os professores realizaram ainda uma visita técnica a uma escola modelo no município de Forquilhinha, onde conheceram de maneira mais profunda o funcionamento das atividades do contraturno.
A Secretaria de Educação sombriense salienta ainda que todo o planejamento é feito após muito debate, levando-se em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio – ODS, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Outro fator salientado pela Secretaria junto aos professores, foi a importância em se priorizar oficinas de qualidade, dinâmicas e criativas, capazes de propor uma aprendizagem lúdica e agradável.