A Prefeitura Municipal de Sombrio, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma reunião com os pacientes com fibromialgia, onde os informou sobre as ações que estão sendo planejadas, como o acesso facilitado aos medicamentos e a distribuição da carteirinha de identificação para estes pacientes.
A carteirinha de identificação para os pacientes com fibromialgia foi instituída em 2019, com a Lei 2.462, que garantiu o 12 de maio como o Dia Municipal da Fibromialgia em Sombrio. Através do decreto, são garantidas as filas preferenciais e as vagas de estacionamento preferencial, através de carteirinha de identificação.
Para ter acesso à carteirinha, é preciso se dirigir até a Assistência Social do Posto de Saúde Central, munido dos documentos pessoais e da declaração médica que atesta a fibromialgia.
Além da Lei Municipal, os sombrienses com fibromialgia dispõem de grupo terapêutico, atendimento em diversas modalidades, com o acompanhamento de fisioterapeuta, grupo de apoio com psicóloga, atividade na Casa da Cultura e postos de saúde, entre outras ações.
Para participar do grupo terapêutico de fibromialgia, é preciso se dirigir até a unidade de saúde do seu bairro e pegar o encaminhamento.
A fibromialgia é caracterizada por uma dor crônica e intensa que se manifesta em diversas partes do corpo e atinge 2% da população mundial, sendo que as mulheres são as mais acometidas. Sua causa ainda é desconhecida e não existem exames laboratoriais ou de imagens que a identifiquem, sendo comum confundir seus sintomas com outras situações reumatológicas.