Em Sombrio, um treinamento promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social reuniu conselheiros tutelares, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, sobre a utilização do Sipia.
O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. Através dele, se pode adquirir dados tanto qualitativos quanto quantitativos para as demandas municipais, instrumentalizando os conselheiros tutelares sobre suas atribuições.
A formação facilita o trabalho dos conselheiros e de toda a rede de proteção de garantias. Segundo os organizadores do treinamento, “A utilização do sistema traz inúmeros benefícios ao trabalho do conselho tutelar e ao município, pois o registro das ocorrências atendidas pelo conselheiros seja ela informação, denúncia ou atendimento, geram dados quantitativos e qualitativos que possibilitam a melhoria do trabalho e a promoção das políticas públicas.”
O treinamento foi realizado durante dois dias, com carga horária de 20 horas.