O Centro de Atenção Psicossocial de Sombrio – Caps I, dispõe de atendimento para diversos tipos para o tratamento dos pacientes, através de uma equipe multidisciplinar.
As atividades e atendimentos, realizadas em grupos ou individualmente, vão além do atendimento médico e psicológico. Uma das ações disponibilizadas pelo Caps é a arteterapia, uma eficiente ferramenta, capaz de promover o autoconhecimento, auxiliar na expressão e comunicação de sentimentos, reduzindo o estresse e ansiedade e elevando a autoestima.
Segundo a coordenação do Caps, o paciente com transtorno mental tende a se isolar. “É uma situação que requer atenção, pois quanto maior o isolamento, maior o agravamento dos sintomas. Assim, a interação social proporcionada pelo grupo de arteterapia é essencial e ajuda o paciente a se sentir incluso, valorizado e melhora sua auto-estima.”
O Caps
O Centro de Atenção Psicossocial – Caps I Colorindo a Vida, de Sombrio, está em funcionamento desde março de 2017. Ele é uma unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente, além daquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
No Caps, as pessoas que forem encaminhadas pelos médicos da unidade de saúde do seu bairro ou que procurem o atendimento por vontade própria, encontrarão acolhimento humanizado, tratamento psiquiátrico e psicológico, acompanhamento de serviço social e enfermagem e atendimento de massoterapia e terapia auricular.