Nesta terça-feira, 18, o dia de alunos da Escola Professora Nilza Matos Pereira foi recheado de magia. Do primeiro dia de aula da pequena Rosa Rosinha até a imensidão dos dinossauros da pré-história: todos tiveram lugar no palco e na imaginação dos pequenos, participativos e empolgados com a contação de histórias.
O Projeto Literário Quem lê aprende, imagina e viaja, foi idealizado por dois professores da Escola Nilza, Joyce Witt e Jairo de Borba, ao perceberem que muitos alunos têm dificuldades na produção de texto e leitura. Segundo Joyce, “Para adquirir conhecimentos, é essencial o domínio da leitura e o Projeto, tem como um dos objetivos sensibilizar os alunos acerca da importância da leitura com diversas ações.”
A convidada especial do Projeto foi a contadora de histórias e professora Andreia Teixeira, que acredita que cada história é única para as crianças: “A cada conto que elas ouvem, se abrem novas portas para a imaginação, para a criação, a escrita e a criatividade. Sou apaixonada pelo que faço e acredito que ler para uma criança pode mudar sua forma de ver o mundo.”
A semana do Quem lê aprende, imagina e viaja, ainda conta com visitas às livrarias da cidade e uma semana dedicada ao livro infantil, com com dança, teatro, música, paródias, visita de autores sombrienses à escola e apresentação de vídeos sobre Monteiro Lobato.