A Câmara de Vereadores de Sombrio, recebeu na sessão desta segunda-feira, representantes do Conselho Municipal de Cultura para o lançamento da Pesquisa Consumidor de Cultura. A pesquisa conta com um questionário a ser realizado com a população sombriense acerca do cenário cultural do município, para compreender o que pensam, o que consomem e gostam na cultura, e a acessibilidade a estes produtos
Segundo Juliana Ribeiro, conselheira da área de artes visuais e atual presidente do Conselho, o objetivo da pesquisa é ouvir a população sombriense. “Com a pesquisa, vamos compreender o que esta população consome e conhece na cultura, assim como saber seus gostos, para podermos fazer um mapeamento do cenário cultural de nossa cidade. Com o mapeamento e participação social, podemos propor políticas públicas e planejar ações para melhorar o setor”.
A próxima ação do Conselho para completar o mapeamento, é um questionário voltado aos fazedores de cultura e em maio, haverá a Conferência Municipal de Cultura.
Juliana convida os setoriais dos diversos segmentos culturais para participarem do Conselho e levarem suas demandas. “Nosso desejo é ter um contato mais íntimo com os artistas da cidade e nos aproximarmos dos artesãos, músicos, escritores e demais segmentos, para juntos fortalecermos a cultura em nosso município”.
A pesquisa pode ser respondida através do site da Prefeitura Municipal de Sombrio, no link https://www.sombrio.sc.gov.br/secretaria-de-cultura/. Para aqueles que desejarem, há a opção de impressão do questionário.
Mais informações podem ser obtidas na Casa da Cultura de Sombrio, no Instagram @conselhodeculturadesombrio ou pelos telefones (48) 99605-1291 ou (48) 9983923-73.
O Conselho Municipal de Cultura
O Conselho Municipal de Cultura é um órgão coletivo, do qual fazem parte representantes do poder público e da sociedade civil, que colabora para elaborar e fiscalizar as políticas culturais do município.
Em Sombrio, o Conselho foi nomeado em novembro de 2022 pela prefeita Gislaine Cunha através do Decreto N.º 161, com representantes do poder público, como secretários de município e outros agentes, e representantes da sociedade civil, como artistas de diversas linguagens culturais e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e Associação Comercial e Industrial de Sombrio-ACIS.