A Cultura e o Esporte de Sombrio, já há alguns anos têm sido destaque na região com ampliações de modalidades de competições, ofertas de treinamentos e oficinas para seus munícipes, realizações de eventos e apresentações nos mais diversos encontros regionais, estaduais e até nacionais.
O último fim de semana, novamente teve movimentação intensa dos dois setores. No esporte a cidade recebeu, domingo, atletas locais e de fora para mais uma edição do Duatlo, prova de corrida e ciclismo pelas ruas da cidade.
Com quatro quilômetros de corrida na abertura, 18 quilômetros de ciclismo e mais 2,5 quilômetros de corrida no final, a população pode sair nas calçadas em frente as suas casas ou ir até o centro Multiuso Deldi Garcia e avenidas da cidade conferir grandes atletas disputando uns contra os outros e contra o relógio. Douglas Mancuso e bruno Pereira, sombrienses que participaram do Iron Man Floripa 2022 também estavam presentes, dando mais brilho ainda à prova.
“Sombrio já tem tradição em provas longas de atletismo e ciclismo, seja com nossos atletas ou com a organização de eventos, como fizemos neste fim de semana. Ainda este ano teremos o Sombrio Night Run e seguiremos trabalhando com o apoio da Prefeita Gislaine Cunha para fazermos mais e assim darmos oportunidade a todos que praticam esportes, seja o esporte que for’, comenta o Gerente Municipal de Esportes, Matheus Rocha.
Além disso, não mais no fim de semana, mas a partir desta segunda-feira, começa o Campeonato Municipal de Futsal de Sombrio, com jogos todas as noites no ginásio Rogério Valerim nas categorias de base, adulta masculina e feminina e veterana masculina.
Um show no palco da Unesc
Também neste fim de semana, no sábado, Sombrio levou ao palco do Unesc em Dança, Festival realizado na universidade em Criciúma, quatro grupos que ensaiam semanalmente na Casa da Cultura, de forma gratuita, com professores contratados pela Prefeitura dentro do período letivo, ou seja, de Março a Dezembro.
Foram 57 bailarinos a partir de três anos nos grupos Ritmos Baby, Ritmos Teen, Ritmos Juvenil e a Cia Liberty, todos sob a tutela das professoras Bruna Constante e Taiane Kras e que ensaiam cada um duas vezes por semana na Casa da Cultura.
“Unesc em dança é um festival de mostra não competitivo, mas que premia um bailarino destaque e coreografo destaque da sessão, como já aconteceu em outras edições que nossos bailarinos se destacaram. Ainda assim, vale muito para nosso aprendizado, para a evolução de nosso dia a dia e para a troca de experiências com outros grupos”, afirma a professora Bruna Constante.
“Mais uma vez foi espetacular. A gente leva a demanda à prefeita Gislaine Cunha, ela prontamente nos dá o apoio e a gente consegue, com segurança, com estrutura e muita responsabilidade, participar de um evento como o Unesc em Dança, dando show e arrancando muitos aplausos e elogios de quem assiste e participa”, reforça Rosângela Garcia Margute, Gerente de Cultura.
“Só de ver os olhos das crianças brilhando ao participar, o sorriso e a emoção dos bailarinos, já nos deixa muito felizes. Assim como ver a cidade cheia de atletas locais e de fora dá um charme especial às nossas ruas e avenidas, eleva a autoestima de todos. Apoiar o esporte e a diversidade cultural é fazer com que os sombrienses cresçam com ainda mais conhecimento em todas as áreas, com sabedoria para o seu dia a dia e prontos para enfrentarem a vida adulta com qualidade quando chegar a hora”, conclui a prefeita, Gislaine Cunha.