Dia das Crianças traz números impressionantes em Sombrio

O Dia das crianças em Sombrio é mais do que a celebração com brincadeiras e festas para os pequenos. A Prefeitura apresenta, neste dia 12 de outubro, números de tudo o que é feito nas mais diversas áreas, para que os pequenos tenham um crescimento saudável, com lazer, educação e segurança, o que também serve para os pais, as mães e os responsáveis.

Na educação, por exemplo: atualmente são 1503 crianças regularmente matriculadas nos Centros de Educação Infantil, do Berçário ao Infantil V, ou seja, chegam bebês, com os cuidados diários necessários para o desenvolvimento e saem das creches já recebendo alfabetização. Os números são dos oito CEIs municipais, sem contar os quatro filantrópicos que recebem auxílio do Município e uma particular.

Já nas escolas, Sombrio tem 2290 crianças matriculadas, desde o ensino integral, no bairro raizeira, escola que recebe uma ampliação com seis novas salas de aula, até os períodos matutino e vespertino, do 1º ao 9º ano. Um dos destaques da atuação nas escolas é o programa “Merenda que dá gosto”, que tirou o açúcar e os alimentos ultraprocessados do ambiente escolar e oferece, nos CEIs, até cinco refeições diárias e na escola, de 1, caso de quem estuda apenas um turno, a três, para o ensino integral, num total de nove mil por dia.

Na saúde, Sombrio tem duas pediatras que atendem 70 consultas semanalmente, por marcação ou algumas de livre demanda, em casos especiais. Os atendimentos são feitos no Posto de Saúde do bairro Parque das Avenidas, terça, quarta e quintas-feiras. Mais de um milhão de reais foi investido no fim da fila de exames de média e alta complexidade, ação que atendeu também crianças que esperavam por uma vaga. Os bairros Boa Esperança, São José, Januária, Guarita e São Luiz oferecem ainda a saúde bucal. Além do consultório nas unidades, um trabalho de busca ativa, pesquisa e relatório nas escolas é feito pelos profissionais para que as crianças cresçam com boa saúde bucal e a autoestima elevada, com dentes bem cuidados.

A cultura abre suas portas diariamente para receber 312 crianças em pelo menos seis oficinas de contraturno escolar, que levam cultura, novos aprendizados e possibilitam lazer e integração a meninos e meninas. Assim como o esporte, que recebe todos os dias em ginásios, campos, centro de convivência, alunos do programa Futuro do Esporte. Cerca de 500 crianças participam das atividades, todas sempre acompanhadas com professores graduados e com vocação para atuar com os pequenos sombrienses.

No Social, o Ceac se destaca, atendendo 90 crianças em vulnerabilidade social, com oficinas de dança, música, capoeira e esportes, de acordo com a necessidade levantada por estudo e pesquisa da equipe de trabalho. As crianças são atendidas também com a entrega de cestas da agricultura familiar, com produtos saudáveis para seus pais, mês ou responsáveis, uma vez por mês, em busca também de uma alimentação balanceada e equilibrada.

“Não tenho dúvidas de que Sombrio presta os melhores serviços para nossas crianças em todos os aspectos. Cuidando dos nossos pequenos no presente, temos uma cidade mais forte, com os pais seguros, empresas com vontade de se instalarem numa cidade que valoriza sua população e temos um futuro promissor, com todos em sala de aula e buscando aprender e se divertir, sempre, afinal, não podemos esquecer que criança precisa estudar e brincar para ser feliz”, comenta a prefeita Gislaine Cunha.