Em Sessão Solene que lotou o plenário da Câmara de Vereadores de Sombrio, na noite de terça-feira, 2 de Agosto, foi lançada a campanha Agosto Lilás/Sombrio Por Elas 2022, exatamente no dia de aniversário de um ano da assinatura da lei que cria mecanismos de combate a violência contra a mulher em Sombrio, através de ações diretas na tentativa de evitar os abusos, em ações educativas e de orientações e também de atuação pós violência.
“Quando sancionei ano passado essa lei, com muita honra, com muito orgulho, tenho certeza que foi mais um passo para que pudéssemos sair dessa história de que por trás de um grande homem existe uma grande mulher. Na realidade não é atrás, mas sim ao lado. Ano passado eu recebi no gabinete uma Maria. Ela se encorajou após nos ouvir e me disse: ‘prefeita, minha avó apanhou muito, minha mãe apanhou muito e eu apanhei até hoje. E não vou apanhar mais. Diante do Sombrio por Elas e de uma fala da senhora eu me encorajei e resolvi mudar tudo isso.’ Ela compreendeu que precisava dar um basta no que estava acontecendo e em outras oportunidades a encontrei novamente e ela hoje é uma nova mulher, com todos os encaminhamentos via social e saúde do município a ajudamos. E se conseguíssemos com uma mulher fazer essa diferença já valeria a pena. Tenho certeza, está valendo trabalhar políticas públicas especiais a quem mais precisa”, disse a Prefeita Gislaine Cunha
Além da prefeita, falaram sobre o Agosto Lilás o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gean Albino, a Juíza, Lívia Borges Zwetsch Beck, o Juiz, Stefan Moreno, a Secretária de Assistência Social, Márcia Teixeira, a psicóloga coordenadora do Caps, Juliana Mengue, Eliane Bretz, psicóloga do Creas, Carine de Oliveira, assistente social do Cras, Aline Menegaro, soldado da Polícia Militar, e Luís Otávio Pohllmann delegado da polícia civil.