Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Sombrio inicia segunda dose nos primeiros vacinados

Publicado em 17/02/2021 às 13:32 - Atualizado em 17/02/2021 às 13:32

A Prefeitura de Sombrio iniciou durante o feriado de carnaval a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o brasileiro Butantan, nos 255 vacinados que receberam a partir do dia 19 de janeiro a primeira injeção do imunizante.

 

Esta etapa contempla os profissionais de saúde da rede pública, de atendimento de urgência e emergência, de atendimento pré hospitalar e os idosos moradores do Lar do Idoso São José. As doses já estavam na regional de saúde desde quando as primeiras doses foram enviadas, ou seja, Sombrio recebeu 436 doses da vacina na primeira etapa, para vacinar 238 profissionais de saúde e idosos.

 

“Desde o início estamos vacinando na ordem preconizada pelo Ministério da Saúde, seguindo cada passo conforme fomos orientados. A equipe de vacinação é extremamente técnica e capacitada. Nossa prefeita também nos pediu transparência e agilidade na vacinação na medida que as doses forem chegando. A intenção é imunizar os sombrienses o quanto antes”, comentou o secretário de saúde do município, Rafael dos Santos.

 

Além dos 238 vacinados da primeira etapa, que agora recebem a segunda dose, Sombrio já vacinou na segunda remessa 174 profissionais de saúde, sendo 123 do SUS e 51 da rede privada, conforme lista do Ministério. Esta etapa iniciou dia 26 de Janeiro. Sombrio, nessa remessa recebeu 17 frascos, quatro com 11 doses e 13 com 10 doses cada, totalizando 174 aplicações.

 

No dia 8 de Fevereiro foi iniciada a vacinação de idosos acima de 90 anos. Todos 60 idosos acima de 90 anos moradores de Sombrio já foram vacinados.

 

“Agora aguardamos autorização da regional para a sequência da vacinação”, comenta a enfermeira Andrea Simon, coordenadora da campanha.

 

“A campanha #VacinaSombrio tem mostrado a organização da nossa equipe e reforçado a ideia de transparência que Jeriel (Isoppo) e eu temos dado para a gestão. Tudo é divulgado, mostrado, colocado em relatórios e respondido quando perguntado. Uma campanha de união de municípios, todos fazendo sua parte conforme manda o Ministério e assim a população entende melhor cada passo.

 

Nosso sonho era vacinar todos, ter todas as doses disponíveis, mas como isso não é possível ainda, vamos por parte com fé em Deus que logo logo atingiremos a meta de vacinar toda a população sombriense”, conclui a prefeita, Gislaine Cunha.