Sombrio classificado para Feira Estadual de Matemática

Publicado em 28/08/2019 às 18:52 - Atualizado em 28/08/2019 às 18:52

Um trabalho realizado em sala de aula na escola municipal Nilza Matos Pereira, que fica na divisa dos bairros São Luiz e São Francisco, foi classificado na feira regional de Matemática, realizada no ginásio Lauro Coelho, da escola Alda Santos de Vargas, Bairro Januária, e representará Sombrio na fase estadual, junto de outros projetos da região.

O resultado foi trazido para a diretora da escola Sônia Canto pela professora de matemática Vanessa da Silva Pires e pela aluna Alana Machado, que apresentou o projeto junto de Rubia Barbosa, representando os colegas de turma dos sextos anos A e B do colégio.

“Elas apresentaram o trabalho ‘Aprendendo frações com receitas’, com qual explicaram os significados das frações citadas em uma receita de bolo de caneca, também convertendo e explicando as medidas em gramas e mililitros. Foi lindo. As meninas se saíram super bem, apresentaram para alunos e avaliadores incontáveis vezes sempre de forma perfeita e agora colhem esse resultado magnífico”, explicou a professora, ainda eufórica, já de volta a sua escola.

“O nervosismo tomou conta no começo da apresentação, mas depois, com o passar do dia e a sequência de turmas que chegavam para ver o trabalho, nossos desempenhos melhoraram e aí foi só mostrar o que aprendemos em sala de aula”, disse Alana, que foi sorteada ao lado de Rúbia para realizar as apresentações. “Apenas dois alunos poderiam ir, como não achei justo escolher, fiz sorteio e ambas foram as sorteadas e representaram todos muito bem”, salientou a professora.

A escola, que tem um projeto amplo de reforma sendo elaborado na prefeitura e deve ter ensino integral a partir de 2020, sofre constantemente com a forma como recebe olhares e comentários no dia a dia de acordo com a própria diretora, visivelmente emocionada quando recebeu a notícia.

“Para quem não conhece a nossa escola, esse prêmio é uma forma de mostrar o quanto trabalhamos bem, o quanto tem professores e alunos dedicados, projetos interessantes, educação e cultura lado a lado. É interessante que as pessoas venham nos visitar, saber o que a gente faz no dia a dia aqui. Nossa escola é linda, tem projetos maravilhosos e promove uma educação de qualidade, sempre”, comentou Soninha.

Sistema positivo dá resultado

A professora de matemática responsável pelo projeto classificado para representar Sombrio no estado fez questão de afirmar que a qualidade do ensino em Sombrio melhorou em 2019 com o Sistema Positivo de apostilas, oferecido pela Prefeitura e pela Secretaria municipal de Educação.

“A diversidade que a apostila do positivo trouxe foi fundamental para esse trabalho e tem sido fundamental todos os dias, porque ela traz um leque de ações que podem ser feitas para ensinarmos não só com a teoria, com o que está escrito, mas com o lúdico, levando para a prática o que está teorizado. E a matemática é isso, é nosso dia a dia, está em tudo que fazemos e vivemos todos os dias. É um Sistema muito completo, bom e amplo, excelente para trabalhar”, relatou a docente.

“Quem trabalha com educação, quem ama a educação e vê coisas assim acontecendo, resultados como este da feira, a organização da feira na escola Alda, os trabalhos que estão sendo feitos sempre, mas como são do cotidiano aparecem pouco, não tem como não se emocionar. Sombrio vive uma fase excelente em obras por toda cidade, que todos conseguem enxergar, mas eu sempre digo, vivemos ainda melhor naquilo que não se vê, no dia a dia, na repetição, e aqui na educação também é assim”, concluiu a Secretária Municipal de Educação, Graziela Caetano da Rosa.