Sombrio começa hoje a vacinar professores

Publicado em 26/05/2021 às 20:09 - Atualizado em 26/05/2021 às 20:10

A Campanha Vacina Sombrio começa nesta quinta-feira, 27, a vacinar os professores do município, com as primeiras doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz, em uma ação organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com cadastro feito em link especial disponibilizado aos educadores e iniciando pelos professores do Atendimento Especial.

“É mais uma etapa da nossa vacinação que continua em outras frentes e agora, com autorização do Governo do Estado, será feita nos professores, dando mais segurança para a volta às aulas, tanto para os pais, quanto para os alunos e especialmente para os docentes que são de atividades essenciais”, comenta a enfermeira Andrea Simon, coordenadora da campanha.

Os Postos de saúde estão fazendo contato via cadastro feito no site, ou seja, o professor não precisa se deslocar ou procurar a unidade, pois receberá o agendamento e confirmação de data, hora e local.

“É muito bem organizado para que todos recebam as vacinas. Estamos separando por grupos, iniciando pelo AEE, mas muito em breve com todos com a primeira dose aplicada, seguindo a ordem enviada pelos órgãos de saúde e educação e com o chamado pelos Postos de Saúde de acordo com cadastro realizado”, comenta a secretária de educação, Graziela Caetano da Rosa Schwartzhaupt. A lista de prioridades na ordem de vacinação você pode ver na tabela abaixo.

“É um alento para a continuidade dessa que é a atividade mais essencial de todas, a educação. Queremos nosso município pujante, forte e pra isso precisamos de nossas crianças na escola, estudando, aprendendo, se desenvolvendo, mas claro, com toda segurança que nós gestores precisamos proporcionar”, completa a prefeita, Gislaine Cunha.

Lista da ordem de vacinação:

Grupo 1: Professores e auxiliares que atuam nas instituições de Educação Especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAESP).

Grupo 2: Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos de idade.

Grupo 3: Professores, 2º professores e auxiliares e afins em sala de aula da préescola, com crianças de 4 a 6 anos de idade.

Grupo 4: Profissionais que atuam na equipe técnica, administrativa e pedagógica e que atuam na execução do PlanConEdu na recepção de estudantes e comunidade em geral.

Grupo 5: Profissionais que atuam nas atividades de limpeza, alimentação, serviços gerais e similares.

Grupo 6: Professores, 2º professores e auxiliares e afins do ensino fundamental anos iniciais (ciclo de alfabetização 1° ao 3° anos).

Grupo 7: Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino fundamental anos iniciais (4° e 5° anos).

Grupo 8: Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino fundamental anos finais.

Grupo 9: Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino médio.

Grupo 10: Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino profissionalizante.

Grupo 11: Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino superior.

Grupo 12: Trabalhadores da educação que atuam de forma presencial em outras áreas.

Grupo 13: Trabalhadores da educação que atuam em atividade remota, EAD ou similares.

Dependendo do número de doses da vacina contra a Covid-19 a serem disponibilizados, a vacinação de cada grupo deverá seguir o critério de priorização segundo faixa etária:

I. 50 a 59 anos;

II. 40 a 49 anos;

III. 30 a 39 anos;

IV. 18 a 29 anos.

Lista da ordem de vacinação:

1. 50 a 59 anos;

2. II. 40 a 49 anos;