Boletim de Prevenção - 25/03 - #FiqueEmCasa

Publicado em 24/03/2020 às 18:09 - Atualizado em 25/03/2020 às 21:30

Ontem, a noite, a Unimed entrou em contato com a vigilância epidemiológica de Sombrio, para informar que o primeiro suspeito, uma mulher de 61 anos, de Sombrio, teve material coletado e enviado para teste. Apesar disso, a própria paciente está recolhida e isolada em sua casa e não hospitalizada. O resultado ainda não chegou.

Hospital Dom Joaquim está com um homem internado, sendo monitorado pelos profissionais do Imas. O paciente está com todos os sintomas característicos de Coronavírus, veio de Novo Hamburgo, RS, e está isolado. Porém, a coleta ainda não foi feita por não ter evoluído para síndrome respiratória grave, sendo assim, segue enquadrado no grupo de monitorados.

Essa é a instrução da Regional de Saúde sobre nomear os casos: Retomaremos como no começo: Monitorados, Suspeitos, Descartados e Confirmados. Isso porque, só poderá ser considerado suspeito aquele que tiver material coletado e enviado pra testes. Os sintomas de resfriados, que ficam em casa seguirão como monitorados.

Os números atuais em Sombrio:

Monitorados: 26 (25 em casa e 1 internado, sem necessidade de coleta ainda)

Suspeitos: 1 - aguardando resultado do teste em casa.

Confirmado: 0

Prefeita em exercício e responsável pelo Grupo de Prevenção contra o Covid19 em Sombrio, Gislaine Cunha hoje reforçou, em vídeo nas redes sociais, a necessidade do isolamento. Gislaine assinou um decreto de mais sete dias de reclusão, seguindo as normativas do Governo do Estado de Santa Catarina. "O estado está dando exemplo de prevenção e cuidado. Devemos seguir essa linha que é a melhor. Vidas estão em jogo. A sua e de seu familiar. por isso, fique em casa. Juntos poderemos tornar esse isolamento mais efetivo e até mais rápido para todos. Agora com estas suspeitas e a possibilidade de chegar aqui, é mais indicado ainda o isolamento", comenta Gislaine.