Reencontros, sorrisos e abraços na volta às aulas em Sombrio

Publicado em 10/02/2020 às 18:29 - Atualizado em 10/02/2020 às 18:36

O ponteiro do relógio marcava 7h30 desta segunda-feira, 10h, quando os portões das 10 escolas da Rede Municipal de Ensino se abriram para receber os quase três mil alunos de 1º ao 9º ano, que iniciaram o ano letivo.

Muitos, chegaram de mãos dadas com pais, mãos, avós, outros já vieram com amigos que provavelmente moram pertos e combinaram saída juntos de casa. O que todos fizeram, sem exceção, foi dar aquele abraço carinhoso, o aperto de mão, ou o cumprimento mais descolado, ao reencontrar seus colegas dentro do pátio, antes de serem recebidos pelas mensagens de boas vindas da diretoria e entrarem para as salas de aula e retomarem os estudos.

Mais de mil alunos também retomaram de forma integral as atividades nos oito Centros de Educação Infantil do município, que apesar de já estarem recebendo algumas crianças há mais tempo, hoje que tiveram 100% de retomada.

“É lindo de ver nossos alunos chegando, reencontrando amigos, fazendo novas amizades, enchendo o pátio da escola que está reformada e pronta para ter um ano especial, ajudando a todos e a cada um a fazer o melhor, sempre”, comentou Magali Abatti, diretora da maior escola do município, Alda Santos de Vargas, do Bairro Januária, reformada no segundo semestre de 2020.

“Passamos o fim de semana aprontando tudo, preparando carteiras, com as apostilas novas e estamos preparados a ansiosos para a retomada”, disse Ana Maria Claudino, diretora da escola Alcides de Souza Pereira, do bairro Raizeira, única de ensino integral no município por enquanto. Em reforma, mas também recebendo os alunos, a escola Professora Nilza Matos pereira, no Caic, também terá ensino integral a partir da conclusão de sua obra.

“A retomada da rotina de uma cidade se dá a partir da volta às aulas. É muito bonito ver toda a movimentação antes de tudo começar, a ansiedade das crianças e mais lindo ainda ver o reinício, ver todos empolgados dentro do colégio. Ver os pais participando, trazendo nesse começo também e cientes de que a presença deles é importante é outro fator que nos deixa muito felizes como gestores”, reforçou a vice prefeita, Gislaine Cunha.

A rede municipal de educação em 2020 tem apostilas do Sistema Positivo para todos os alunos e tem a expectativa de dar um grande salto de qualidade no nível do ensino dos alunos. “Em 2019 já tivemos uma excelente experiência, é visível a mudança para professores e alunos, agora esse ano será ainda melhor, com esse investimento feito para as crianças de Sombrio”, salientou a secretária municipal de educação, Graziela Caetano da Rosa Schwartzhaupt.

O Prefeito, Zênio Cardoso, reforçou o que disse a secretária, lembrando ainda dos profissionais que também retomam atividades hoje.
“Aos pais e mães sombrienses que têm seus filhos matriculados conosco nas escolas do município, posso garantir que fiquem tranquilos. Temos sem dúvidas os melhores professores, melhores diretores, secretários, gestores pedagógicos, serviços gerais, enfim. O cuidado e o preparo deles, o carinho e amor com a profissão e com cada aluno são impressionantes e nos enchem de orgulho e de certeza que nossas crianças estão seguras e terão a melhor educação que uma escola pública pode dar. Nível de escola particular, com toda certeza”, concluiu Zênio.