Tabuando em Sombrio ensina e premia alunos através da matemática

Publicado em 11/11/2019 às 11:35 - Atualizado em 11/11/2019 às 11:35

A Secretaria Municipal de Educação encerrou na manhã da última sexta-feira, 8, a competição matemática Tabuando, para alunos da rede municipal de ensino, na escola Nair Alves Bratti, bairro Parque das Avenidas.

A competição aconteceu em duas etapas e a decisão foi longa, com variadas formas de calcular e responder os questionamentos perguntas pelo grupo organizador do evento. Um a um os finalistas eram chamados através de sorteio e respondiam alguma conta de multiplicação em diferentes níveis. Quem errasse uma pergunta ou não respondesse dentro do tempo de 40 segundos, era eliminado.

Alguns usavam os dedos para contar. Outros escreviam de forma imaginária, com dedo no ar, para memorizar números perguntados e obter o resultado. Outros, mais rápidos nos cálculos, sequer repetiam a pergunta da conta, tática para ganhar tempo de cálculo, e já davam resultado de forma imediata.

“É uma forma de levarmos mais aprendizados na matemática, de forma lúdica, brincando, criando uma competição sadia, de respeito e interação”, comentou a Secretária Municipal de educação, Graziela Caetano.

O resultado? Bom, para os organizadores, o resultado mais expressivo é fazer os alunos aprenderem de forma lúdica e em uma competição saudável, de interação.

“Importa pouco pra gente quem é o campeão, quem ficou em segundo ou terceiro. O legal é ver a escola se mobilizando, alunos estudando e aprendendo mais e melhor”, reforçou Grazi.

Ainda assim, os campeões foram:

Na categoria de 4º a 5º ano, a escola Alcides de Souza, do bairro Raizeira, venceu, com o aluno Cauã Martins Pereira. De 6º e 7º ano, Beatriz de Paula Cândido, da escola Alda Santos de Vargas. E de 8º a 9º ano, o vencedor foi Anthony Gabriel de Melo pinto, da escola Nilza Matos Pereira. Cada vencedor ganhou um tablete como premiação.