Saúde de Sombrio leva prevenção às escolas e creches

Publicado em 23/11/2018 às 17:20 - Atualizado em 23/11/2018 às 17:23

A Secretaria Municipal de saúde de Sombrio, através do programa de Combate da Dengue, realiza desde a última semana, uma série de ações em escolas e creches do município e de fiscalização nas visitas domiciliares, para ampliar o trabalho de combate ao mosquito que transmite estas e outras doenças que podem levar até a morte.

O projeto faz parte da Semana nacional de Combate a Dengue, mas teve seu período ampliado para que todos os bairros recebam os trabalhos educativos e de busca ativa de possíveis focos do mosquito.

Dois de dezembro marca o Dia Nacional de Combate ao Mosquito.  Com a proximidade do verão, são intensificadas as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e febre Chikungunya.

O Dia Nacional de Combate ao Mosquito consiste em ações coordenadas pelo governo federal, integradas e simultâneas, em todo o País, no intuito de conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes.

Nas escolas e creches de Sombrio, um pequeno teatro é realizado com servidores do setor de combate a dengue vestidos de mosquito, mostrando como evita-los, mas também lembrando do que uma simples picada do mosquito pode causar numa pessoa.

“Quanto mais educarmos, quanto mais chegarmos no cidadão, seja através das crianças, ou propriamente das visitas nas casas, mais força teremos nessa luta para conseguir erradicar os focos. Em períodos quentes como o atual, é muito maior a chance de termos mosquitos transmissores da dengue então quanto mais cuidarmos, melhor”, explicou a enfermeira Aline Bittencourt.