Prefeitura de Sombrio inaugura Cras

Publicado em 21/08/2018 às 17:44 - Atualizado em 22/08/2018 às 13:37

A Prefeitura de Sombrio inaugurou na tarde de ontem, 20, no bairro São Luiz, o Espaço Ana De Bem Clezar, prédio que agora sedia o Centro de Referência em Assistência Social, Cras, responsável pelo acolhimento de famílias em vulnerabilidade social, resultado de um investimento de mais de R$ 380 mil, dentre a construção do prédio, com recursos oriundos do estado, e a finalização como melhorias no entorno e construção de um muro, realizado com recursos municipais.

A inauguração contou com a presença do Prefeito Zênio Cardoso, da vice prefeita Gislaine Cunha, do presidente da Câmara Fabiano Pinho, do secretário executivo de desenvolvimento regional, Heriberto Afonso Schmidt e da secretária de estado de assistência social, Romanna Remor, além dos demais secretários e gerentes municipais e dos vereadores Edson Martins da Rosa, Daniel Bitencourt Cardoso, Adenir Duarte, Carlos Roberto Gomes e Agenor Colares Gomes.

“Estamos inaugurando um prédio, nosso nome está na placa, mas somos muito pequenos se comparados ao trabalho que é feito pelas equipes de assistentes sociais que temos em todo o estado. Aprendi nesse tempo a frente da secretaria a admirar ainda mais o trabalho que é feito por estas pessoas, no acolhimento, no atendimento e acompanhamento, da gestante, do recém nascido, da criança, do adolescente, o adulto, o idoso, até o fim de nossas vidas. Vocês são peças fundamentais e dignas de muitos aplausos”, disse a Secretária em seu discurso.

“Nossa gestão, nesse mandato é mais voltada a estas ações, ao trabalho direto com as pessoas, com atendimento, com carinho e respeito. É dando assistência a quem mais precisa que faremos nosso município ainda melhor e assim estamos fazendo e faremos mais”, salientou o prefeito.

Zênio afirmou ainda que mais ações para o social e saúde serão noticiadas nos próximos dias, lembrando inclusive o mote que norteou sua campanha ainda em 2016. “Sempre disse que faríamos um mandato mais social. É muito construir grandes obras, transformar a cara da cidade como fizemos, mas é ainda mais gratificante olhar para os cidadãos e ver a emoção quando são atendidos em suas demandas”, lembrou.

Emoção em homenagem

O Cras também tem o nome de Espaço Ana De Bem Clezar, em homenagem a conhecida e saudosa Dona Niquinha, como era carinhosamente chamada. Durante os discursos, a vice prefeita Gislaine Cunha e o prefeito Zênio Cardoso lembraram do trabalho voluntário feito pela homenageada em outros tempos.

“Dona Niquinha era melhor amiga de minha mãe. Minha mãe ainda está conosco hoje, infelizmente dona Niquinha não, mas as duas sempre fizeram um trabalho voltado ao social, junto de outras mulheres que muito fizeram por Sombrio. A homenagem é linda e merecida”, disse Gislaine, direcionando as palavras aos filhos de Dona Niquinha, José Jacques Clezar e Josiana Clezar Monteiro.

“O que hoje chamamos de Crás, o que temos hoje de equipe com assistentes sociais, com o município e o estado trabalhando por famílias que necessitam dessa ajuda, era o que dona Niquinha fazia lá atrás, quando o estado não atuava como deveria. Ela e suas companheiras acolhiam, eram as psicólogas, a mão amiga, faziam o acompanhamento. E é muito justo que este espaço tenha o seu nome”, reforçou Zênio.

O coral da melhor idade de Sombrio abriu e encerrou as festividades, após descerramento da placa inaugural.