Em Sombrio, 130 crianças e adolescentes participam do projeto Luta no Tatame Cabeça na Escola, onde o taekwondo é a atração principal.
Criado há dez anos pelo professor Moacir Moreira, o projeto surgiu quando ele percebeu que o ensino do esporte no município era realizado de maneira bem tradicional e que o lúdico poderia tornar o treinamento muito mais atrativo.
Assim, o professor desenvolveu uma didática específica para ensinar o taekwondo para as crianças e adolescentes sombrienses e a ideia gerou bons frutos, rendendo muitas medalhas ao município.
Hoje crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, das escolas municipais Alda Santos de Vargas, Nilza Matos Pereira e Egídia Emerim Cardoso participam do Luta no Tatame Cabeça na Escola, em parceria com o projeto Futuro do Esporte.
Segundo Moacir, “O projeto foi pensado para fomentar e democratizar o acesso à prática do taekwondo, em caráter formativo educacional. O projeto promove inclusão social, saúde, preservação de valores morais, conscientização de princípios sócio-educativos, desenvolvimento psicomotor, e melhora do condicionamento físico, claro. São muitos benefícios físicos e emocionais.”
O taekwondo é uma arte marcial é uma luta sul-coreana, mas também representa estilos de vida, com princípios, deveres e valores. O taekwondo é uma cultura baseada em respeito, com objetivo de lutar por um lugar melhor para todos.