Doar sangue dói? Quem pode doar? E quem não pode? Estas e muitas outras perguntas foram respondidas aos alunos da Escola Municipal Nair Alves Bratti, de Sombrio.
Os alunos do 5º ano tiveram aulas bem diversificadas na disciplina de Ciências, quando estudavam o sistema circulatório. Em parceria com um laboratório de análises clínicas de Sombrio, os alunos fizeram exame de tipagem sanguínea, puderam acompanhar de perto os testes e receberam a carteirinha, com o tipo sanguíneo de cada um.
Depois, foi a vez de ouvir atentamente à palestra do Hemosc, sobre a doação de sangue e tirar todas as dúvidas. Ainda como parte do aprendizado, os alunos estão ajudando a professora da disciplina, Márcia Santos, a organizarem um grupo de doadores de sangue para irem ao Hemosc dia seis de outubro. Como menores de 18 anos não devem ser doadores, cada adulto que doar estará representando um aluno do 5º ano da Escola Nair.
Para fechar o aprendizado com chave de ouro, nos dias 25 e 16 de outubro, durante a Mostra Cienciação, esta turma de alunos estará contando suas experiências neste grande evento científico. Toda a turma fez ilustrações sobre o tema e um deles será escolhido para ilustrar o banner que será apresentado.
Mostra Cienciação
Realizada em parceria entre o Instituto Federal Catarinense – IFC e a Prefeitura Municipal de Sombrio, com patrocínio do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a Mostra é um evento aberto à comunidade e direcionado para estudantes e trabalhadores em educação da rede pública e privada da Educação Básica.