“Somos todos iguais dentro de nossas diferenças!” Esta foi a frase repetida nesta semana, no Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente – CEAC, de Sombrio.
As atividades diversificadas da semana foram preparadas especialmente para o 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído através de uma lei, em 2005, com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Dentre as atividades da programação da semana, estavam palestras, sessões de cinema, dança, pintura e contação de histórias. Na tarde de ontem, 21, a contação de histórias tinha como personagem principal uma borboleta que só tinha asas de um lado do corpo e sua luta por inclusão.
A coordenação do Ceac alerta também que o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, é também o Dia da Árvore, e não é por acaso: “O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação que representa o aparecimento das flores e a renovação.”
De acordo com o Ministério da Saúde, “Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de médio ou longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”