O Centro de Integração da Terceira Idade – CITI de Sombrio, iniciou as comemorações sombrienses para o Dia do Folclore Brasileiro em grande estilo!
O CITI recebeu a visita dos alunos da Escola Egídia Emerim Cardoso, que encantados, acompanharam a apresentação do Boi de Mamão, com direito à música ao vivo e tudo.
Com o coral do CITI cantando, os alunos viram de perto os Palhaços, Boi e a Vaquinha, dançaram com a Mariana e alguns até foram engolidos pela Bernunça.
Seu Osni Freitas, que há mais de dois anos faz o Cavalinho do Boi de Mamão, estava animado com a presença das crianças. Ele conta que quando o convite para participar foi feito, ele recordou da infância: “Lembrei de quando brincava de cavalo, amava, era muito divertido. Aí só fiz o jeitinho do cavalo andar e deu certo, o Cavalinho é um dos mais queridos pelas crianças.”
O Boi de Mamão do CITI já tem mais de 15 anos e foi transformado com o tempo. Sua estrutura antiga era de ferro e os personagens eram representados por familiares dos idosos. Tempos depois, ele foi reformado e os ferros trocados por PVC, mas hoje, ele é mais especial. Todo feito em espuma e PVC, fica leve e quem dá vida aos personagens são os idosos do CITI.
O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado oficialmente hoje, 22 de agosto e muitas escolas sombrienses estão com programações planejadas para a data.
O dia escolhido faz referência à primeira vez em que a palavra folclore foi utilizada para fazer referência aos costumes de um povo, ainda em 1846. Neste ano, o folclorista britânico William John Thoms uniu as palavras folk, que significa “povo”, e lore, que significa “conhecimento”.
A data foi instituída no Brasil em 1965 através do Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965.