Cai o número de sombrienses faltosos no serviço de saúde

Em fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde sombriense divulgou um importante dado: no ano de 2022, cerca de 700 sombrienses faltavam às consultas médicas, exames, sessões de fisioterapia e outros atendimentos da saúde todos os meses.
Segundo o levantamento, haviam sido registradas 234 faltas nas consultas com pediatra, 651 com psicólogo, 1.395 sessões de fisioterapia e 1.682 consultas com os clínicos e médicos da Estratégia de Saúde da Família – ESF.


A partir destes dados, foi realizada uma campanha de conscientização à população, alertando para o comprometimento do sistema e seus impactos, gerando aumento do prazo para a marcação de consultas e exames, ocasionando prejuízo financeiro, afetando a todos os usuários.
A campanha obteve uma melhora e hoje, o número de faltas registradas caiu de cerca de 700 por mês para 462. Ainda não é o ideal, mas a população, certamente está mais consciente.

Outros números

O Relatório divulgado cita também os investimentos realizados pela gestão em exames como os de endoscopia, colonoscopia, ultrassons e ressonâncias, de cerca de R$ 150 mil mensais, possibilitando que o agendamento fosse realizado na maior brevidade possível. Com os exames laboratoriais, não foi diferente: foram R$ 70 mil mensais investidos.


Outros pontos de destaque no relatório são o atendimento com ginecologista, que tem horário estendido, até as 19 horas, a obstetrícia para as gestantes de alto risco e o Tratamento Fora do Domicílio, que transporta três mil sombrienses ao mês, para consultas, cirurgias e exames.