Na última sexta-feira, 28, a Rua Coberta de Sombrio foi oficialmente inaugurada, com o descerramento da placa em homenagem ao Arlindo Edílio da Rosa, conhecido por todos como Seu Arlindinho.
Na celebração, estavam presentes autoridades municipais, como a prefeita, secretários e gestores, o ex-prefeito Zênio Cardoso, a vereadora Marli da Saúde, propositora da lei que nomeou a rua, além de filhos, netos, bisnetos, sobrinhos, a viúva e outros familiares de Arlindo.
Muitas histórias foram contadas sobre o homenageado, que foi descrito por uma de suas filhas, Acirete Souza da Rosa Simões, como um homem à frente de seu tempo, com convicções sociais diferenciadas e uma visão de mundo moderna. “Meu pai era um homem maravilhoso, talvez o primeiro homem não machista e as mulheres tinham espaço na convivência com ele. Eu me formei em física, uma profissão não muito comum às mulheres na época… Tudo o que eu sou e fiz, foi da força e da liberdade que ele me deu.”
Seu Arlindinho, como os participantes da solenidade citaram, deixou importantes legados para o município. Ele foi ainda o responsável pela doação de terrenos de prédios públicos de Sombrio, como o da antiga rodoviária, que hoje abriga a praça Saul Freitas e do Fórum.
A filha relembrou emocionada que há algumas décadas, a família morou na Nereu Ramos, onde hoje está a rua que leva o nome de seu pai: “Passar por esta rua terá um novo significado.”