Escola Alcides de Sombrio tem manhã de debate e planejamento sobre o ensino em tempo integral

A Escola Alcides de Souza Pereira, no bairro Raizeira, em Sombrio, que acabou de passar por uma grande reforma e pela construção de seis novas salas de aula,  está reiniciando em breve a educação em tempo integral. Com a ampliação, mais de 180 alunos de dez turmas irão passar o dia na escola, estudando em um turno e fazendo oficinas no outro. 

Para iniciar esta nova fase, a Secretaria Municipal de Educação de Sombrio, promoveu na manhã desta quarta-feira, 5, um dia de atividades com os profisisonais que atuarão no ensino em tempo integral da Escola Alcides.

Este dia de formação para os profissionais teve como principais objetivos melhor compreender o ensino em tempo integral e fazer o planejamento de cada atividade do contraturno, segundo Josiane Medeiros, gestora pedagógica da Secretaria de Educação.

Na programação, muitas atividades foram realizadas, como explica Vanderleia Réus, diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria: “O dia se iniciou com a acolhida e depois, tivemos o momento de fazer a proposta para a interdisciplinariedade da educação em tempo integral e o planejamento de cada oficina.”

Vanderléia salienta ainda que todo o planejamento é feito após muito debate, levando-se em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio – ODS, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Um dos fatores salientados pela Secretaria de Educação junto aos professores foi a importância em se priorizar oficinas de qualidade, dinâmicas e criativas, capazes de propor uma aprendizagem lúdica e agradável.