Estado assina contrato de até R$ 400 mil para o Hospital de Sombrio

Publicado em 12/09/2018 às 11:33 - Atualizado em 12/09/2018 às 11:39

O Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande, esteve em Sombrio na manhã desta segunda-feira, 10, onde assinou ao lado do prefeito Zênio Cardoso, a contratualização com o Hospital Dom Joaquim.

A assinatura possibilita, a partir de agora, que o Instituto Maria Schmidt, atual gestor da unidade, receba até R$ 400 mil por mês, valor pago por produção, termo técnico para atendimentos, internações e pequenos procedimentos cirúrgicos.

"Nosso trabalho, desde que assumi a Secretaria no Governo de Eduardo Moreira é fortalecer os hospitais locais, menores e não apenas centralizar nos grandes centros regionais e esse contrato tem esse objetivo e vamos alcançar essa meta em breve", relatou o Secretário, durante o ato, no auditório do próprio HDJ.

Em números essa contratualização oferecerá em torno de 5.600 atendimentos, 700 exames de Raios-x, 183 internações e 270 cirurgias eletivas. "Estas parcerias, com a Prefeitura de Sombrio e com o Governo do Estado, nos permitem trabalhar com tranquilidade em busca de nossos objetivos de tornar o Dom Joaquim referência regional e em breve teremos também leitos de UTI no hospital de Sombrio", projetou o presidente do Imas, Robson Schmitt.

"A construção da UTI poderá transformar o Hospital em alta complexidade, atendendo a necessidade dos leitos de UTI que ainda temos na região e não é diferente em todo o estado", completou Casagrande.

O Prefeito Zênio Cardoso agradeceu o empenho do Imas e salientou que o estado tem se colocado a disposição exatamente por essa nova fase que vive o Dom Joaquim.

"A confiança está sendo recuperada, o povo de Sombrio já sabe que o hospital mudou, que temos um Novo Dom Joaquim e com a dedicação de todos, Instituto, Prefeitura e Estado, além da parceria dos cidadãos sombrienses, definitivamente vamos virar a página da história de incertezas, medos e impasses, para um momento de resolução da maioria dos problemas de saúde nossos cidadãos", comemorou o Prefeito.

A vice, Gislaine Cunha, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fabiano Pinho e o Secretário Executivo da Agência Regional do vale do Araranguá, Heriberto Schmidt também participaram do ato.